beber água

O impacto da hidratação

O impacto da hidratação

A maioria das pessoas quando inicia uma dieta, tem como maior preocupação os alimentos que serão consumidos.

Infelizmente o que ninguém lembra, é que os líquidos que são ingeridos ao longo do dia, também fazem a diferença na balança e na sua performance física e mental.

Aproximadamente 60% do corpo é composto de água. Todas as células e órgãos do corpo requerem água para funcionar bem.

A água também ajuda a dissolver minerais e nutrientes para que possam ser melhor absorvidos pelo corpo, assim como no transporte de resíduos para fora do corpo.

Em relação a manutenção do peso, consumir o volume de água recomendável por dia faz com que você se sinta satisfeito e automaticamente consumirá menos calorias.

Performance física e mental

Durante o exercício, a hidratação adequada aumenta o nível de concentração e maximiza a performance física, permitindo que você dê o melhor de si. 

Quando nos exercitamos, perdemos mais água através da perspiração.

Uma perda de apenas 2% do volume de água do seu corpo pode ter um efeito notável! Reduzindo a motivação, aumentando o cansaço e fazendo com que o exercício pareça mais difícil, tanto de forma física como mental.

O cérebro é influenciado pelo nível de hidratação, a desidratação moderada (de 1 a 3% do peso corporal) pode prejudicar vários aspectos da função cerebral, incluindo a capacidade de atenção, humor, níveis de concentração e memória.

Qual a ingestão diária ideal de água?

De uma maneira geral, a Organizaçao Mundial de Saúde recomenda:

  • Ingestão de água para os homens, aproximadamente 3 litros por dia.
  • Ingestão de água para as mulheres, aproximadamente de 2,2 litros por dia.

Porém essas quantidades podem variar muito de acordo com seu nível de atividade física, idade, dieta e outros fatores.

Ainda que a maior parte do consumo de água seja através de bebidas diversas, a água também é consumida em alimentos, particularmente frutas e vegetais.

Se você tem sede com frequência, a sua urina é de cor amarelo escuro ou laranja, você pode estar desidratado.

Ou seja, se você está preocupado em não consumir água suficiente, verifique com o seu médico ou nutricionista, que te ajudará a determinar o consumo de água ideal para você.

Nunca é tarde para recomeçar!

E você não precisa fazer isso sozinha!

Um Health Coach é alguém que, dependendo das características e necessidades individuais de cada paciente / cliente, o orienta a introduzir gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde, alimentação e bem-estar.

Se você deseja: melhorar sua saúde, perder peso para ter uma aparência e se sentir muito melhor, tem problemas de saúde ligados ao sedentarismo e má alimentação ou quer cuidar melhor da saúde de sua família, saiba que o coaching é perfeito para você.

Agende uma avaliação gratuita de 30 minutos

Acrescente informações que acredite possam ser relevantes para a sessão inicial.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.