beber água

O impacto da hidratação

O impacto da hidratação

A maioria das pessoas quando inicia uma dieta, tem como maior preocupação os alimentos que serão consumidos.

Infelizmente o que ninguém lembra, é que os líquidos que são ingeridos ao longo do dia, também fazem a diferença na balança e na sua performance física e mental.

Aproximadamente 60% do corpo é composto de água. Todas as células e órgãos do corpo requerem água para funcionar bem.

A água também ajuda a dissolver minerais e nutrientes para que possam ser melhor absorvidos pelo corpo, assim como no transporte de resíduos para fora do corpo.

Em relação a manutenção do peso, consumir o volume de água recomendável por dia faz com que você se sinta satisfeito e automaticamente consumirá menos calorias.

Performance física e mental

Durante o exercício, a hidratação adequada aumenta o nível de concentração e maximiza a performance física, permitindo que você dê o melhor de si. 

Quando nos exercitamos, perdemos mais água através da perspiração.

Uma perda de apenas 2% do volume de água do seu corpo pode ter um efeito notável! Reduzindo a motivação, aumentando o cansaço e fazendo com que o exercício pareça mais difícil, tanto de forma física como mental.

O cérebro é influenciado pelo nível de hidratação, a desidratação moderada (de 1 a 3% do peso corporal) pode prejudicar vários aspectos da função cerebral, incluindo a capacidade de atenção, humor, níveis de concentração e memória.

Qual a ingestão diária ideal de água?

De uma maneira geral, a Organizaçao Mundial de Saúde recomenda:

  • Ingestão de água para os homens, aproximadamente 3 litros por dia.
  • Ingestão de água para as mulheres, aproximadamente de 2,2 litros por dia.

Porém essas quantidades podem variar muito de acordo com seu nível de atividade física, idade, dieta e outros fatores.

Ainda que a maior parte do consumo de água seja através de bebidas diversas, a água também é consumida em alimentos, particularmente frutas e vegetais.

Se você tem sede com frequência, a sua urina é de cor amarelo escuro ou laranja, você pode estar desidratado.

Ou seja, se você está preocupado em não consumir água suficiente, verifique com o seu médico ou nutricionista, que te ajudará a determinar o consumo de água ideal para você.

Quer ajuda para melhorar tua qualidade de vida?

Se você busca identificar as raízes de seus problemas de saúde atuais (falta de energia, distúrbios digestivos, distúrbios alimentares, sobrepeso, estresse crônico) e a desenvolver uma relação saudável com a comida e todos as outras coisas que nutrem sua vida, o Coaching Changing Habits é opção é a mais indicada para você!

Como funciona o Programa Changing Habits

A primeira etapa é agendar uma sessão de descoberta gratuita de 30 minutos comigo para que você possa ver se sou o que você está procurando. Durante a sessão terei a oportunidade de conhecê-lo melhor e ver onde você está em sua trajetória de saúde. Falaremos sobre a minha metodologia e a abordagem que usarei para ajudá-lo a mudar para um estilo de vida saudável e sustentável.

Com as informações coletadas na sessão de descoberta, identificaremos o melhor programa para você e marcaremos uma nova consulta.

Iniciamos o coaching! A sessão de coaching inicial dura 90 minutos na qual farei uma avaliação nutricional e de saúde completa para que você perceba o seu momento atual. Definiremos metas realistas e desenvolveremos um plano personalizado que te ajudará a mudar desde a primeira sessão.

Ao longo do programa de coaching estaremos em contato (você define quanto!), Tanto nas sessões quanto entre elas através de suporte digital ilimitado. Isso nos ajudará a recomeçar de onde paramos quando nos encontrarmos novamente para suas sessões de acompanhamento de 60 minutos.

Como um Health Coach pode me ajudar?

Um Health Coach é um profissional que mantendo uma abordagem holística da saúde, acompanha e orienta seus pacientes, introduzindo gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde com o objetivo de ajudar a resolver àqueles problemas que acabamos considerando como “normais” e que se transformam em crónicos, comprometendo sua qualidade de vida.

Consulte a seção de perguntas e respostas frequentes e entenda como um Health Coach te ajuda em resolver problemas como desconfortos digestivos, cansaço, dor de cabeça, insônia, enjôo, doenças autoimunes, etc.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.