Cupcake de aveia

Cupcake de aveia, manteiga de amendoim e chocolate

Sem glúten*, sem lactose, uma combinação de aveia assada com bananas, manteiga de amendoim e chocolate. Um cupcake com uma boa dose de proteína, adoçado naturalmente com a fruta e um toque de xarope de arroz.

Esse cupcake é uma grande opção para lanche ou café da manhã, ideal para ser feito quando você tem algumas bananas maduras na sua cozinha.

Essa receita é super saborosa, perfeita para crianças e adultos!

Eu sou uma fã incondicional das receitas com aveia, sua versatilidade e praticidade associadas ao aporte nutricional são incríveis!

Com quase 6 gr de proteína por porção, é uma opção interessante para usar como lanche pós treino.

A receita fica pronta em 30 minutos, já considerando o tempo de forno e rende entre 12 e 16 porções.

Esses cupcakes em um recipiente hermético na geladeira, duram até uma semana. Sempre que você for comer, pode aquecer no microondas por 20 ou 30 segundos.

Ou seu se você quiser congelá-los, deixe esfriar completamente após o forno, coloque-os em um recipiente hermético por até 3 meses.

Quando quiser comê-los, você pode aquecê-los no microondas de 45 segundos a 1 minuto.

Cupcake de aveia

Cupcake de aveia, manteiga de amendoim e chocolate

Karla Branco
Sem glúten, sem lactose, uma combinação de aveia assada com bananas, manteiga de amendoim e chocolate.
Um cupcake com uma boa dose de proteína, adoçado naturalmente com a fruta e um toque de xarope de arroz.
Essa receita é super saborosa, perfeita para crianças e adultos!
0 from 0 votes

Ingredientes
  

  • 1 xícara banana amassada madura
  • ½ xícara manteiga de amendoim natural cremosa sem açúcar
  • 2 unidades ovos
  • 2 colheres de sopa xarope de arroz ou se você preferir mel
  • 2/3 xícara leite de amêndoas sem açúcar ou o leite que você preferir
  • 1 colher de chá extrato de baunilha
  • 2 xícara aveia em flocos
  • 1 colher de chá fermento em pó
  • 1 colher de chá canela
  • xícara chocolate 70% cortado em pedacinhos e se você quiser mais 2 colheres de sopa para polvilhar por cima antes de ir ao forno
  • xícara nozes picadas para polvilhar ao servir depois de pronto (opcional)
  • ¼ colher de chá sal

Modo de preparo
 

  • Comece pré aquecendo o forno a 180º C. Separe de 12 a 16 formas de cupcakes, unte as forminhas com azeite de coco paras que a aveia nao grude.
  • Em uma tigela média, misture a banana amassada, a manteiga de amendoim, os ovos, o xarope de arroz, o leite de amêndoas e a baunilha até ficar homogêneo.
  • Em seguida, misture os ingredientes secos: aveia, fermento em pó, canela e sal.
  • Misture bem e na sequência adicione o chocolate na massa.
  • Distribua a massa nas forminhas de cupcake.
  • Polvilhe os pedaços de chocolate por cima e asse por 20 a 25 minutos.
  • Antes de servir, eu coloquei um pouquinho de manteiga de amendoim por cima e uns pedacinhos de nozes.
  • Nessa receita , usei a manteiga de amendoim que acho mais saborosa, mas você pode usar a que você mais gosta como a de amêndoas por exemplo.
  • Agora é so aproveitar essa delícia!
Experimentou esta receita?Compartilha tua experiência!

*Afinal, aveia tem ou não tem glúten? As recomendações para quem tem doença celíaca sempre incluem não comer nada que contenha aveia.

Na verdade, ela não contém glúten, mas pode apresentar traços dessa proteína. “O que acontece é que no Brasil ela é quase sempre armazenada, processada e transportada junto com o trigo. Por isso, pode ter sofrido contaminação cruzada”, explica o nutrólogo Mauro Fisberg, professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

A proteína contida na aveia é a avenina, que representa de 12% a 16% do total proteico do grão. Ela é similar ao glúten, mas não costuma causar a mesma reação inflamatória no organismo dos celíacos.

Por isso, em outros países, em geral, seu consumo é liberado para essas pessoas. Mas, no Brasil, o alto risco de contaminação faz os médicos não recomendarem seu consumo a quem tem doença celíaca.Por isso, as embalagens de aveia em geral trazem o aviso “contém glúten”.

A única maneira de se certificar de que a aveia não sofreu contaminação é verificar na embalagem se o fabricante garante que o cereal não foi processado no mesmo maquinário que trigo, cevada ou centeio.

Escolha a opção ideal!

REROGRAM YOURSELF

Com esta sessão te ajudarei a identificar quais mudanças funcionariam bem para suas necessidades, sugerindo novas rotinas e hábitos alimentares para você dar o primeiro passo em direção ao que você busca, se sentir melhor e perceber que é possível mudar para melhor.

CHANGING HABITS

Se você busca identificar as raízes de seus problemas de saúde atuais (falta de energia, distúrbios digestivos, distúrbios alimentares, sobrepeso, estresse crônico) e a desenvolver uma relação saudável com a comida e todos as outras coisas que nutrem sua vida, esta opção é a mais indicada para você!

Cómo funciona el Programa Changing Habits

A primeira etapa é agendar uma sessão de descoberta gratuita de 30 minutos comigo para que você possa ver se sou o que você está procurando. Durante a sessão terei a oportunidade de conhecê-lo melhor e ver onde você está em sua trajetória de saúde. Falaremos sobre a minha metodologia e a abordagem que usarei para ajudá-lo a mudar para um estilo de vida saudável e sustentável.

Com as informações coletadas na sessão de descoberta, identificaremos o melhor programa para você e marcaremos uma nova consulta.

Iniciamos o coaching! A sessão de coaching inicial dura 90 minutos na qual farei uma avaliação nutricional e de saúde completa para que você perceba o seu momento atual. Definiremos metas realistas e desenvolveremos um plano personalizado que te ajudará a mudar desde a primeira sessão.

Ao longo do programa de coaching estaremos em contato (você define quanto!), Tanto nas sessões quanto entre elas através de suporte digital ilimitado. Isso nos ajudará a recomeçar de onde paramos quando nos encontrarmos novamente para suas sessões de acompanhamento de 60 minutos.

Como um Health Coach pode me ajudar?

Um Health Coach é um profissional que mantendo uma abordagem holística da saúde, acompanha e orienta seus pacientes, introduzindo gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde com o objetivo de ajudar a resolver àqueles problemas que acabamos considerando como “normais” e que se transformam em crónicos, comprometendo sua qualidade de vida.

Consulte a seção de perguntas e respostas frequentes e entenda como um Health Coach te ajuda em resolver problemas como desconfortos digestivos, cansaço, dor de cabeça, insônia, enjôo, doenças autoimunes, etc.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.