Essa é uma das minhas refeições favoritas , simples e cheia de sabor.
Embora o bolonhesa seja tradicionalmente feito com carne moída, você pode substituí-lo completamente por lentilhas, uma alternativa rica e super saborosa plant-based.
As lentilhas encaixam perfeitamente em um molho à bolonhesa, tanto do ponto de vista nutricional e culinário.
Elas são ricas em proteínas, servem como um ótimo substituto plant-based para a carne moída, além de ser claro muito mais barato.
Outro ponto a destacar é que as lentilhas contribuirão muito para aumentar a sensação de saciedade.
Além disso, sua textura ajudará a dar volume ao molho, te garanto que você vai gostar e vai ser difícil abandonar essa versão.



Bolonhesa de lentilhas
Ingredientes
- 1 colher de sopa azeite de oliva extra virgem
- 1 unidade cebola picada
- 2 dentes alho picado
- 1 unidade cenoura cenoura média fatiada
- 200 gr cogumelos shitake fatiados
- 1 colher de chá óregano seco
- 1 colher de chá alecrim seco
- 500 ml caldo vegetal
- 6 unidades tomate cereja
- 1 lata extrato de tomate 400 gr
- 1 xícara lentilhas
- 1 pitada sal a gosto
- 1 pitada pimenta negra a gosto
Modo de preparo
- Aqueça uma panela grande com o azeite.
- Em fogo baixo, refogue a cebola por cinco minutos ou até ela dourar.
- Adicione os cogumelos, a cenoura, as ervas secas e 1 colher de chá de sal. Refogue por mais cinco minutos em fogo médio.
- Adicione à panela o caldo de legumes, os tomates cereja, o extrato de tomate e as lentilhas.
- Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo/médio ou até que as lentilhas estejam cozidas e o molho espesso, mexendo ocasionalmente.
- Quando acabar o cozimento, prepare sua massa.
- Adicione o macarrão à água fervente e cozinhe de acordo com as instruções do pacote. Escorra uma vez cozido.
- Finalmente sirva o molho por cima e desfrute dessa bela refeição!
Escolha a opção ideal!
REROGRAM YOURSELF
Com esta sessão te ajudarei a identificar quais mudanças funcionariam bem para suas necessidades, sugerindo novas rotinas e hábitos alimentares para você dar o primeiro passo em direção ao que você busca, se sentir melhor e perceber que é possível mudar para melhor.
CHANGING HABITS
Se você busca identificar as raízes de seus problemas de saúde atuais (falta de energia, distúrbios digestivos, distúrbios alimentares, sobrepeso, estresse crônico) e a desenvolver uma relação saudável com a comida e todos as outras coisas que nutrem sua vida, esta opção é a mais indicada para você!
Cómo funciona el Programa Changing Habits
A primeira etapa é agendar uma sessão de descoberta gratuita de 30 minutos comigo para que você possa ver se sou o que você está procurando. Durante a sessão terei a oportunidade de conhecê-lo melhor e ver onde você está em sua trajetória de saúde. Falaremos sobre a minha metodologia e a abordagem que usarei para ajudá-lo a mudar para um estilo de vida saudável e sustentável.
Com as informações coletadas na sessão de descoberta, identificaremos o melhor programa para você e marcaremos uma nova consulta.
Iniciamos o coaching! A sessão de coaching inicial dura 90 minutos na qual farei uma avaliação nutricional e de saúde completa para que você perceba o seu momento atual. Definiremos metas realistas e desenvolveremos um plano personalizado que te ajudará a mudar desde a primeira sessão.
Ao longo do programa de coaching estaremos em contato (você define quanto!), Tanto nas sessões quanto entre elas através de suporte digital ilimitado. Isso nos ajudará a recomeçar de onde paramos quando nos encontrarmos novamente para suas sessões de acompanhamento de 60 minutos.
Como um Health Coach pode me ajudar?
Um Health Coach é um profissional que mantendo uma abordagem holística da saúde, acompanha e orienta seus pacientes, introduzindo gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde com o objetivo de ajudar a resolver àqueles problemas que acabamos considerando como “normais” e que se transformam em crónicos, comprometendo sua qualidade de vida.
Consulte a seção de perguntas e respostas frequentes e entenda como um Health Coach te ajuda em resolver problemas como desconfortos digestivos, cansaço, dor de cabeça, insônia, enjôo, doenças autoimunes, etc.