Ciclos circardianos

Apoie seu relógio biológico.

Há milhoes de anos, os humanos e seus ancestrais viviam de acordo com as estações do ano – despertando-se com o sol e recolhendo-se quando o sol se põe.

Isso criou nosso relógio circadiano.

Nosso relógio circadiano pessoal regula o padrão de sono e vigília durante o ciclo de 24 horas.

A maioria de nós experimenta um pico principal de “sonolência” entre meia-noite e 6hs da manhã e um menor entre as 14hs e 16hs. Claro que isso pode variar entre as pessoas, lembrando da bio individualidade.

O relógio circadiano, afeta muitos sistemas corporais, incluindo temperatura corporal, ciclo sono-vigília e digestão. Além de liberar hormônios e neurotransmissores.

Ritmos circadianos anormais têm sido associados a insônia, obesidade, depressão, transtorno bipolar e outras doenças. Aqui estão algumas maneiras simples de apoiar o seu relógio biológico.

Lembre-se a exposição à luz, ou a falta dela tem maior influência nos ritmos circadianos.

Como posso ajudar meu relógio biológico?

Tente tomar pelo menos 20 minutos de sol (ou luz do dia) todos os dias, de preferência assim que você acordar pela manhã.

Está cientificamente comprovado que essa exposição desencadeia a liberação de substâncias químicas que ajudam a regular os ciclos do sono

Desligue as telas à noite, nosso hormônio do sono, a melatonina, é liberada apenas na ausência de luz, portanto é importante evitar telas brilhantes à noite.

Tente evitar telas por 2-4 horas antes de dormir para ajudar a relaxar e adormecer.

Quando for dormir, deixe seu quarto o mais escuro possível.

Tome seu café da manhã e almoço no mesmo horário, se possível todos os dias.

Evite cafeína depois das 15 hs.

Com essas ações, seguramente você perceberá uma melhora em seu nível de estresse e uma melhora no humor, desempenho físico e mental.

Cuide-se!

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.