Rotina Matinal

O que fazemos nas nossas primeiras horas após acordar, podem definir nosso dia. Por isso, manter uma rotina matinal durante a semana, é muito produtivo. Principalmente para quem busca uma alimentação equilibrada e aliviar o stress.

Logo que desperto, tomo dois copos grandes de água para me hidratar, curiosamente o Japão é um dos países mais populares quando se trata de consumir água com o estômago vazio. Seguem o que é conhecido como “terapia da água”.

Na sequência, eventualmente, tomo algum tipo de shot. Depois pratico 20 minutos de yôga e preparo o meu café da manhã.

A maioria dos shots são mais ácidos , normalmente com o uso de limão ou vinagre de maçã, porque o objetivo é criar um ambiente ácido no estômago, que ajuda a ativar as enzimas que vão digerir os alimentos.

O shot mais tradicional e conhecido é a água com suco de limão ou com 1 colher de sopa de vinagre de maçã. O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina ayurvédica. Lembre-se que o consumo deve ser moderado, pois devido a acidez do limão pode se gerar sensibilidade e manchas dentárias.

Mas a inclusão dos shots não está limitada ao período matinal, podem ser tomados também antes de refeições.

O período da manhã, é um momento estratégico, ideal para fornecer mais antioxidantes para o nosso corpo. Assim ajudamos a equilibrar nosso meio interno e a ter uma boa digestão ao longo do dia.

Existem shots com diferentes funções: digestivos, anti-inflamatórios, energéticos e outros. Gosto muito de um shot anti-infamatório, que leva: 1 colher de sopa de água morna, 1 suco de limão espremido, uma pitada de pimenta-do-reino, uma pitada de canela, uma colher de chá de cúrcuma.

Os shots são uma ótima estratégia para melhorar a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais, e muitas vezes têm propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antioxidantes e muitas outras!

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.