Fitonutrientes

Provavelmente você já viu ou ouviu o termo “fitonutrientes” com bastante regularidade, mas o que significa exatamente ?

Fitonutrientes, também chamados de fitoquímicos, essencialmente, os fitonutrientes são componentes das plantas que são poderosos defensores da saúde.

Esses componentes contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que estimulam enzimas, eliminam toxinas, estimulam o sistema imunológico e melhoram a saúde cardiovascular.

Como você pode dizer quais alimentos são ricos em fitonutrientes?


Alimentos ricos em fitonutrientes são frutas coloridas, vegetais, grãos integrais, ervas, legumes, nozes, sementes, chás e muitas especiarias.

Para a manutenção de nossa saúde e bem estar, a orientação é incorporar mais fitonutrientes na alimentação diária.

Dicas para conseguir mais fitonutrientes


A orientação sobre o consumo de fitonutrientes apresenta diretrizes diversas e estas vêm de uma variedade de líderes e fontes de opinião diferentes, mas basicamente todas convergem para a referência de 9 a 13 porções de alimentos vegetais todos os dias.

Embora pareça muito, equivale a uma xícara de vegetais folhosos ou meia xícara de outros vegetais, legumes cozidos, suco de frutas ou um pedaço de fruta de tamanho médio.

Você pode obter de quatro a cinco porções de alimentos vegetais apenas em uma salada na hora do almoço.

Busque diversas fontes. Como comentado antes, não são apenas frutas e legumes, mas também nozes, sementes, especiarias, ervas e grãos integrais , amaranto ou quinoa.

Coma um arco-íris. Concentre-se nas diferentes cores e obtenha-as todos os dias.


Varie suas escolhas. Quando você ouve “comer o arco-íris”, é fácil buscar pela feira em busca de alimentos coloridos, mas a chave é estar consciente dos tipos de alimentos que você está escolhendo e de seus benefícios.


Maximize suas combinações. Se você não souber como fazer isso, experimente batidos, sopas ou saladas!

Os smoothies são uma ótima maneira de aumentar os fitonutrientes em uma dieta, porque não apenas você está obtendo o benefício de menos açúcar, mas também pode realmente incluir muitos antioxidantes, fibras e outros nutrientes essenciais de uma única vez.


Seja criativo com substituições. Você não precisa comer a mesma coisa todos os dias. Aventure-se ao substituir ou experimentar diferentes alimentos, como couve-flor roxa ou pitaya.


Os benefícios dos fitonutrientes são infinitos! Lembre-se, se você é nova nisso, pode fazê-lo, concentre-se em comer o arco-íris!

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.