Pequenas atividades de autocuidado para uma mente, corpo e alma mais saudáveis.

A vida é dura.
(mas você também!)

Karla Branco

Você já se esqueceu de se cuidar?

Eu sei. Você está sempre ocupada, te entendo totalmente e pode ser difícil encontrar tempo para cuidar bem de si mesma. Mas infelizmente se você não fizer isso, não demorará muito para que você se sinta esgotada e vivendo em uma névoa mental, onde é difícil se preocupar com qualquer coisa ou pessoa.

Alguns anos atrás, eu tinha um emprego corporativo em São Paulo, trabalhando durante longos dias que pareciam intermináveis. Eu gostava de trabalhar com meus clientes e queria sempre fazer o meu melhor.

Sempre me concentrei em meus objetivos, realizações e em atender às expectativas excessivas que tinha de mim mesma.

Minha alta tolerância ao desconforto significava que eu fazia malabarismos com todas as bolas que tinha no ar – mas isso me cobrava a oportunidade de ser um ser humano completo.

Então resolvi mudar de vida, de país e de carreira. Comecei a cuidar melhor de mim mesma, a honrar os compromissos que tinha comigo mesma, com o mesmo empenho e energia que tinha no trabalho.

O que aprendi após tantas tentativas, erros e acertos, é que o autocuidado não é um ato único.

É a repetição constante de muitos pequenos hábitos, que juntos te acalmam e garantem que você esteja no seu melhor estado – emocional, físico e mental.

A melhor maneira de fazer isso é implementar pequenos hábitos de autocuidado todos os dias. Para incluir regularmente em sua vida um pouco de amor e atenção para seu próprio corpo, mente e alma.

As idéias a seguir são pequenas atividades de autocuidado, que você pode realizar em um curto período de tempo, a grande maioria sem custo.

Escolha uma de cada categoria e inclua-os em sua vida esta semana.

Alimente sua mente:

  1. Inicie um arquivo de elogios. Escreva em um pequeno caderno de anotações, as coisas boas que as pessoas dizem sobre você para ler mais tarde.
  2. Mude a forma como você toma decisões. A proposta é, decida algo com o seu coração, se você costuma usar a cabeça. Ou se normalmente você segue seu o coração, decida com a cabeça.
  3. Deite-se na grama de costas, relaxe e observe as nuvens, seus movimentos e formas.
  4. Mude seu trajeto para o trabalho. Misturar sua rotina em pequenas formas cria novas vias neurais no cérebro para mantê-la saudável.
  5. Preste total atenção nas atividades que você geralmente faz no piloto automático, talvez escovar os dentes, dirigir ou realizar sua rotina matinal.
  6. Crie um hábito deliberado e rotine algo pequeno em sua vida, fazendo-o da mesma maneira todos os dias – Usar a mesma roupa para treinar as segundas ou fazer uma exfoliação corporal antes do banho aos sábados.
  7. Resolva uma pequena “necessidade” em casa que está te incomodando – Trocar uma lâmpada, consertar a descarga do lavabo.
  8. Reserve no seu dia um espaço para uma mini-meditação com um minuto de consciência de seus pensamentos, sentimentos e sensações; um minuto de atenção plena na respiração; e um minuto de consciência do corpo como um todo.
  9. Seja egoísta. Faça uma coisa hoje só porque isso te deixa feliz.
  10. Faça uma pequena arrumação. Recicle três coisas do seu guarda-roupa que você não ama ou não usa regularmente.
  11. Desconecte-se por uma hora. Mude tudo para o modo avião e livre-se da agitação constante da mídia social e do e-mail.

Cuide de seu corpo:

  1. Dê ao seu corpo dez minutos de atenção plena. Use a técnica de varredura corporal para verificar cada parte do corpo.
  2. Dance! Coloque sua música favorita e se deixe levar.
  3. Alongue-se sempre que possível. Se você está no trabalho, isso não te impedirá pode sempre ir ao banheiro para evitar olhares estranhos.
  4. Corra (ou caminhe, dependendo de sua saúde física atual) por alguns minutos. Ou suba e desça alguns lances de escadas três vezes.
  5. Planeje poucas e boas escolhas alimentares semanais. Escolha dois ou três cafés da manhã, almoços e jantares saudáveis ​​e alterne durante a semana.
  6. Ative seu sistema auto-calmante. Acaricie seu próprio braço ou, se for muito estranho, hidrate.
  7. Conheça a si mesmo intimamente. Olhe com amor e sem julgamento para você mesma despida. (Use um espelho para se certificar de que você conhece cada detalhe de seu corpo.)
  8. Faça uma pequena mudança em sua dieta durante a semana. Beba um copo extra de água por dia ou uma porção extra de vegetais a cada refeição.
  9. Tome quinze minutos de sol, especialmente se estiver em um clima frio. (Use protetor solar, se apropriado.)
  10. Inspire um aroma otimista. Experimente a hortelã-pimenta para suprimir os desejos por comida e aumentar o humor e a motivação.
  11. Tire uma soneca rápida. Dez a vinte minutos podem atenuar sua falta de sono e deixá-la pronta para a ação.

Nutra sua alma:

  1. Imagine que você é sua melhor amiga. Se você fosse, o que diria a si mesma agora? Olhe no espelho e diga.
  2. Encontre cinco coisas bonitas inesperadas no caminho para o trabalho.
  3. Ajude alguém. Carregue uma sacola, abra uma porta ou ceda seu lugar no ônibus.
  4. Verifique suas emoções. Sente-se em silêncio e apenas diga em voz alta sem julgar o que está sentindo.
  5. Escreva seus pensamentos. Fique quinze minutos em qualquer coisa que o incomode. Em seguida, deixe ir enquanto você pica e joga o papel no lixo.
  6. Escolha com quem você vai passar seu tempo hoje. Saia com “Energy Makers” que emitem entusiasmo e positividade, e não com “Vampires” cujo pessimismo e negatividade roubam energia.
  7. Obtenha feedback positivo. Peça a três bons amigos para dizer o que eles amam em você.
  8. Tenha um encontro pessoal e especial. Passe uma hora sozinha fazendo algo que te encante (ler, cozinhar sua receita favorita, visitar um museu ou galeria, etc.)
  9. Faça um pequeno spa em casa. Tome um longo banho, acenda uma vela perfumada, use seu óleo essencial preferido, sente-se de roupão e leia revistas.
  10. Peça ajuda – grande ou pequena sempre que necessite, mas também estenda a mão com frequência.

Dia após dia se você tiver um pouco de atenção ao seu autocuidado, a névoa se dissipará.

Você se sentirá mais conectada consigo mesma e com o mundo ao seu redor.

Vai se deliciar com pequenos prazeres, e nada vai parecer tão difícil quanto antes.

Incorporar algumas dessas pequenas ideias de autocuidado em seu dia te ajudará a ficar em sintonia com você mesma.

Pronta para ação? Por onde você deseja começar?

Espero te ver em breve!

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.