O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e derivados desses grãos.
Uma dieta sem glúten é tradicionalmente usada para tratar pessoas que sofrem da doença celíaca, uma doença autoimune do intestino delgado que é desencadeada pela intolerância ou hipersensibilidade de um indivíduo ao glúten.
A doença celíaca pode se manifestar em uma variedade de sintomas, do gastrointestinal ao neurológico, e se não tratada, pode evoluir para outras doenças autoimunes, incluindo doença da tireoide ou até câncer.
Em alguns casos, os indivíduos podem não experimentar nenhum sinal ou sintoma após o consumo de glúten, mesmo que danos no intestino delgado possam estar ocorrendo.
Os sintomas mais comuns da doença celíaca , incluem inchaço abdominal, gases, diarreia, fezes pálidas, perda de peso, dor de estômago, erupções cutâneas, anemia, fadiga crônica, névoa cerebral, convulsões, sensações de formigamento, úlceras, amenorreia, cãibras e dores.
É importante notar que não é preciso ter a doença celíaca para experimentar esses sintomas.
Muitas pessoas tem diferentes níveis de intolerância ao glúten, e embora o teste dê negativo para celíaco, podem experimentar uma grande melhora na saúde, eliminando o glúten de sua dieta.
Ao seguir uma dieta sem glúten, é muito importante ter cuidado com a contaminação cruzada. Isso pode acontecer durante o processo de fabricação ou em casa se os cuidados adequados não forem tomados durante a preparação.
É sempre melhor ler os rótulos e entrar em contato com o fabricante se houver alguma dúvida. Seu nível de intolerância ditará o quão cuidadoso você precisa ser quando se trata de contaminação cruzada.
Aqueles que seguem uma dieta sem glúten são encorajados a comer muitas frutas e vegetais frescos, carnes e peixes de alta qualidade, gorduras saudáveis e grãos sem glúten.
Alimentos sem glúten, processados e embalados geralmente contêm fermentos e conservantes que podem ser muito duros para o sistema digestivo e, portanto, não são recomendados.
Alimentos para incluir:
- Vegetais
- Frutas
- Grãos sem glúten
- Carnes
- Aves
- Peixe
- Ovos
- Feijões
- Laticínios
- Nozes e sementes
- Óleos saudáveis
Alimentos que devem ser evitados:
- Cevada
- Centeio
- Trigo
- Espelta
- Kamut
- Malte
- Levedura de Cerveja
- Alimentos processados
O ideal é enfatizar a dieta em alimentos integrais. A melhor dica é fugir dos alimentos processados!