Qual a diferença entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados?

Sempre ouvimos que devemos evitar os alimentos processados, mas você conhece o motivo?

Entender a diferença entre esses grupos alimentares é fundamental para que possamos escolher de maneira consciente a comida que vai no nosso prato.

Alimentos naturais

Os alimentos naturais são aqueles que não receberam tratamento industrial e, portanto, não têm ingredientes adicionados.

Como por exemplo: frutas, vegetais, legumes, sementes, ovos, carnes não processadas, cereais integrais, ervas e especiarias.

Alimentos minimamente processados

Eles são considerados saudáveis e receberam um processamento mínimo para mantê-los por mais tempo. São pasteurizados, congelados, esterilizados e embalados.

Exemplos: Azeite de oliva, iogurtes naturais, café, tofu, chocolate negro sem açúcar, cacau em pó e outros.

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são alimentos que recebem processamento industrial, onde a natureza dos alimentos é alterada pela adição de gordura, sal, açúcar e outros aditivos.

Geralmente são totalmente industrializados e as características dos alimentos naturais foram totalmente modificadas.

Como exemplo podemos citar: refrigerantes, sorvetes, biscoitos, doces, lasanhas congeladas, sorvetes, pizzas congeladas e etc.

Uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados pode causar inflamação celular, desequilibrios hormonais e em casos mais graves, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e outros.

Na maioria da vezes são altamente calóricos e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Seus valores nutricionais são baixos e geram muito pouca saciedade.

Uma dieta saudável se baseia em alimentos naturais e minimamente processados.

Por isso leve em consideração essa classificação ao montar o seu prato.

Não comece uma dieta que terminará em alguns dias, busque um estilo de vida saudável e duradouro, dessa forma estará mais equilibrado e com muito mais energia.

Definitivamente a mudança começa em você!

Quer ajuda para melhorar tua qualidade de vida?

Se você busca identificar as raízes de seus problemas de saúde atuais (falta de energia, distúrbios digestivos, distúrbios alimentares, sobrepeso, estresse crônico) e a desenvolver uma relação saudável com a comida e todos as outras coisas que nutrem sua vida, o Coaching Changing Habits é opção é a mais indicada para você!

Como funciona o Programa Changing Habits

A primeira etapa é agendar uma sessão de descoberta gratuita de 30 minutos comigo para que você possa ver se sou o que você está procurando. Durante a sessão terei a oportunidade de conhecê-lo melhor e ver onde você está em sua trajetória de saúde. Falaremos sobre a minha metodologia e a abordagem que usarei para ajudá-lo a mudar para um estilo de vida saudável e sustentável.

Com as informações coletadas na sessão de descoberta, identificaremos o melhor programa para você e marcaremos uma nova consulta.

Iniciamos o coaching! A sessão de coaching inicial dura 90 minutos na qual farei uma avaliação nutricional e de saúde completa para que você perceba o seu momento atual. Definiremos metas realistas e desenvolveremos um plano personalizado que te ajudará a mudar desde a primeira sessão.

Ao longo do programa de coaching estaremos em contato (você define quanto!), Tanto nas sessões quanto entre elas através de suporte digital ilimitado. Isso nos ajudará a recomeçar de onde paramos quando nos encontrarmos novamente para suas sessões de acompanhamento de 60 minutos.

Como um Health Coach pode me ajudar?

Um Health Coach é um profissional que mantendo uma abordagem holística da saúde, acompanha e orienta seus pacientes, introduzindo gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde com o objetivo de ajudar a resolver àqueles problemas que acabamos considerando como “normais” e que se transformam em crónicos, comprometendo sua qualidade de vida.

Consulte a seção de perguntas e respostas frequentes e entenda como um Health Coach te ajuda em resolver problemas como desconfortos digestivos, cansaço, dor de cabeça, insônia, enjôo, doenças autoimunes, etc.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.