Qual a diferença entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados?

Sempre ouvimos que devemos evitar os alimentos processados, mas você conhece o motivo?

Entender a diferença entre esses grupos alimentares é fundamental para que possamos escolher de maneira consciente a comida que vai no nosso prato.

Alimentos naturais

Os alimentos naturais são aqueles que não receberam tratamento industrial e, portanto, não têm ingredientes adicionados.

Como por exemplo: frutas, vegetais, legumes, sementes, ovos, carnes não processadas, cereais integrais, ervas e especiarias.

Alimentos minimamente processados

Eles são considerados saudáveis e receberam um processamento mínimo para mantê-los por mais tempo. São pasteurizados, congelados, esterilizados e embalados.

Exemplos: Azeite de oliva, iogurtes naturais, café, tofu, chocolate negro sem açúcar, cacau em pó e outros.

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são alimentos que recebem processamento industrial, onde a natureza dos alimentos é alterada pela adição de gordura, sal, açúcar e outros aditivos.

Geralmente são totalmente industrializados e as características dos alimentos naturais foram totalmente modificadas.

Como exemplo podemos citar: refrigerantes, sorvetes, biscoitos, doces, lasanhas congeladas, sorvetes, pizzas congeladas e etc.

Uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados pode causar inflamação celular, desequilibrios hormonais e em casos mais graves, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e outros.

Na maioria da vezes são altamente calóricos e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Seus valores nutricionais são baixos e geram muito pouca saciedade.

Uma dieta saudável se baseia em alimentos naturais e minimamente processados.

Por isso leve em consideração essa classificação ao montar o seu prato.

Não comece uma dieta que terminará em alguns dias, busque um estilo de vida saudável e duradouro, dessa forma estará mais equilibrado e com muito mais energia.

Definitivamente a mudança começa em você!

Nunca é tarde para recomeçar!

E você não precisa fazer isso sozinha!

Um Health Coach é alguém que, dependendo das características e necessidades individuais de cada paciente / cliente, o orienta a introduzir gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde, alimentação e bem-estar.

Se você deseja: melhorar sua saúde, perder peso para ter uma aparência e se sentir muito melhor, tem problemas de saúde ligados ao sedentarismo e má alimentação ou quer cuidar melhor da saúde de sua família, saiba que o coaching é perfeito para você.

Agende uma avaliação gratuita de 30 minutos

Acrescente informações que acredite possam ser relevantes para a sessão inicial.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.