Quinoa

Quais são os benefícios e como prepará-la?

A quinoa contém o maior perfil nutricional entre todos os grãos e é o que cozinha mais rápido. Fornece muita energia e tem sido cultivada e consumida por aproximadamente 8.000 anos nas montanhas dos Andes na América do Sul, os Incas foram capazes  de executar longas distâncias em grandes altitude graças a este poderoso grão.

Além de um alto valor nutricional, tem a vantagem de ser extremamente versátil tanto em receitas doces como salgadas.

USOS E PREPARAÇÃO

Quando a quinoa  é cozida,  o germe que cobre o grão quebra e  forma uma espiral crocante, enquanto, o grão interno se torna macio  e translúcido. Essa textura dupla a torna deliciosa, versátil e muito divertida de comer.

É uma excelente opção para os celíacos ou aqueles que estão cortando o glúten da dieta.

Para economizar tempo,  cozinhe muita quinoa uma vez, e então você pode comê-la aos poucos. A quinoa pode ser reaquecida com um pouco de leite de soja ou amêndoas para fazer um pouco de mingau no café da manhã;   você pode adicionar frutas secas, nozes e  canela canela para um lanche  frutas doce.  Adicione legumes crus bem picados e alguns molhos para uma salada refrescante, ou adicione alguns tubérculos cozidos para um ensopado quente.

Antes de cozinhar,  a quinoa deve ser lavada para remover uma  de pequena camada  que a cobre e dá um sabor amargo, chamada saponina.  (A saponina, quando removida da quinoa,  produz  uma aparência de sabão na água).

Normalmente, a quinoa é lavada antes de empacotar e vender, mas é melhor lavá-la novamente em casa antes de usá-la. É muito simples, coloque a quinoa  em um coador e enxágue com muita água.

Para prepará-la cozinhe na proporção de uma xícara de quinoa para 2 xícaras de água.

Coloque a água para ferver enquanto enxagua a quinua. Quando a água estiver fervendo despeje a quinoa, tampe a panela por 12 minutos, depois deixe-a mais 3 minutos cozinhando com a panela descoberta.

Em 15 minutos ela fica uma delícia, gosto de uma textura mais ao dente, mas se você preferir um pouco mais macia, deixe mais 2 ou 3 minutinhos. na sequência, retire do fogo e deixe ela resfriando em outro recipiente.

Agora é só usar a criatividade, a quinoa te permite uma série de receitas deliciosas, doces ou salgadas, aproveite!

Você pode gostar de algumas receitas

One Comment

  1. Pingback: Quinoa com pasta de amêndoas - Pink is Pink

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.