Nutrição Integrativa e Equilíbrio Hormonal

“Meus hormônios parecem tão desequilibrados”, me diz uma  uma aluna do coaching. “Estou cansada de me sentir péssima tempo todo. “

Os desequilíbrios hormonais são epidêmicos atualmente. Ao falar sobre hormônios, quero que você pense em uma sinfonia. Todos eles interagem, então quando um sai do controle, os outros o seguem rapidamente. Existem muitos atores principais nesta orquestra – supra-renais, tireóide, insulina – mas hoje, estamos nos concentrando nos hormônios sexuais femininos.

Embora muitas coisas possam causar um desequilíbrio em nossos hormônios sexuais, a boa notícia é que muitas de nós podemos consertar esses desequilíbrios sem medicamentos.

As mulheres sofrem de alterações de humor e comportamento resultantes da puberdade, síndrome pré-menstrual (TPM) e menopausa.

Qual é o meu problema?

Por que os níveis de hormônio sexual caem até 90% durante o processo de envelhecimento? As mulheres estão destinadas a ter problemas de humor, perda de massa muscular, sono insuficiente, dificuldades de memória e problemas sexuais?

Claro que não!

O sofrimento relacionado ao seu ciclo de vida reprodutivo é desnecessário.

Não é resultado de má sorte; é devido a maus hábitos, como beber álcool e fumar; comer uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados; consumir laticínios e, frequentemente, glúten; não se exercitar o suficiente; estar exposta a toxinas ambientais e cronicamente estressada.

Simplificando, a TPM, os sintomas da menopausa e outros problemas são todos sinais de desequilíbrio nos hormônios sexuais. Eles não são o resultado de genes mutantes que destroem nossa vitalidade sexual à medida que envelhecemos.

Recupere o equilíbrio dos hormônios sexuais e esses problemas geralmente desaparecerão.

A verdade é: NÓS mulheres NÃO precisamos sofrer.

Em vez de recorrer imediatamente a uma reposição hormonal (que pode ser a primeira linha de tratamento do seu médico convencional), você precisa descobrir o “porquê” – o que está causando os sintomas.

Em outras palavras, descubra o que cria esses desequilíbrios – e trate o problema subjacente. É aí que entra a Nutrição Integrativa apoiando a Medicina Integrativa, você trata a (s) causa (s) subjacente (s), cria equilíbrio e os sintomas melhoram.

A maioria de nós vive uma vida completamente desequilibrada.

Infelizmente, muitos sintomas que aceitamos como “normais” são apenas sinais de desequilíbrio, e o tipo de desequilíbrio que afeta quase todas as pessoas em nossa sociedade é o desequilíbrio hormonal. Esses e outros desequilíbrios podem ser corrigidos.

Você luta com hormônios sexuais fora de equilíbrio?

Faça uma autoavaliação usando este questionário:

  • Eu tenho síndrome pré-menstrual.
  • Tenho oscilação de peso mensal.
  • Tenho edema, inchaço, inchaço ou retenção de água.
  • Eu tenho dores de cabeça.
  • Eu tenho mudanças de humor.
  • Tenho seios aumentados e sensíveis.
  • Estou deprimida.
  • Eu me sinto incapaz de lidar com as demandas comuns.
  • Tenho dores nas costas, nas articulações ou nos músculos.
  • Tenho desejos por comida pré-menstrual (especialmente açúcar ou sal).
  • Tenho ciclos irregulares, sangramento intenso ou leve.
  • Eu sou infértil.
  • Eu uso pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios.
  • Tenho enxaquecas pré-menstruais.
  • Tenho cistos ou caroços mamários ou seios fibrocísticos.
  • Tenho histórico familiar de câncer de mama, ovário ou útero.
  • Eu tenho miomas uterinos.
  • Eu tenho oscilacoes de humor frequentes.
  • Estou ansiosa.
  • Eu tenho suores noturnos.
  • Eu tenho insônia.
  • Eu perdi meu desejo sexual.
  • Tenho pele, cabelo e / ou vagina secos.
  • Eu tenho palpitações cardíacas.
  • Tenho problemas de memória ou concentração.
  • Eu tenho pelos faciais.
  • Fui exposta a pesticidas ou metais pesados ​​(na comida, água e / ou ar).

Marque um ponto para cada vez que respondeu “sim” e, em seguida, verifique sua pontuação usando a escala abaixo:

  • 0 a 9 – você pode ter um leve desequilíbrio do hormônio sexual.
  • 10 a 14 – você pode ter um desequilíbrio moderado dos hormônios sexuais.
  • 15 ou mais – você pode ter um desequilíbrio grave dos hormônios sexuais.

Agora que você determinou a gravidade do seu desequilíbrio, vamos falar sobre a única coisa que você pode fazer hoje para começar a tratar seus sintomas.

A alimentação equilibrada é o primeiro passo no processo de busca do equilíbrio hormonal.

Equilibrar seus hormônios é um processo e às vezes tem pequenas reviravoltas. Mas, ao perseverar, você pode se tornar feliz, alerta e brilhante.

Sua dieta é a base que ajuda a equilibrar seus hormônios sexuais.

A primeira etapa envolve remover as coisas ruins. Sabemos que açúcar, cafeína, álcool, estresse e falta de exercícios contribuem para o agravamento da TPM e de todos os desequilíbrios hormonais.

Desequilíbrios em seus hormônios são desencadeados por comida ruim. Se você comer açúcar, produzirá mais insulina, mais estrogênio e mais testosterona.

Qualquer tipo de farinha e açúcar pode levar a esses desequilíbrios. Laticínios e glúten costumam ser os gatilhos de inflamação e desequilíbrios hormonais.

Os xenobióticos ou produtos químicos ambientais, como pesticidas em nossa alimentação, podem agir como poderosos desreguladores hormonais e fazer com que nossos próprios hormônios se desequilibrem.

Os laticínios são um dos maiores desencadeadores de desequilíbrios hormonais por causa de todos os hormônios encontrados naturalmente no leite e por causa dos hormônios e antibióticos adicionados ao leite.

Na verdade, os laticínios têm muitos hormônios que podem contribuir para o desequilíbrio. Laticínios e glúten estão entre as sensibilidades alimentares mais comuns que você pode se beneficiar eliminando da dieta.

Depois de remover as coisas ruins, você vai querer substituí-las por coisas boas. Coma uma dieta completa, real, não processada, orgânica, principalmente à base de plantas, com produtos de origem animal orgânicos ou criados de forma sustentável.

Quando você se concentra nesse tipo de dieta, minimiza a ingestão de xenoestrogênios, hormônios e antibióticos. Tomar medidas simples como escolher alimentos orgânicos e beber água filtrada pode afetar enormemente o equilíbrio hormonal.

Você pode considerar fazer uma dieta antiinflamatória , que naturalmente ajudará a redefinir seus hormônios, eliminando alimentos açucarados e processados ​​e sensibilidades alimentares, enquanto se concentra em alimentos orgânicos, inteiros e não processados.

Para redefinir os hormônios femininos, concentre-se em alimentos balanceadores de hormônios específicos.

Aumente certos alimentos como sementes de linhaça, vegetais crucíferos, gorduras boas e alimentos integrais orgânicos tradicionais não transgênicos (tofu, tempeh, missô e edamame).

Adicione 1 a 2 colheres de sopa de linhaça moída por dia à sua dieta.

Outras estratégias para equilibrar seus hormônios sexuais

Dieta à parte, há muito que você pode fazer para equilibrar seus hormônios sexuais sem recorrer a medicamentos.

  • Complemente de forma inteligente. O óleo de peixe e as vitaminas D e B adicionais ajudam a equilibrar o estrogênio.
  • Probióticos, antioxidantes e fitonutrientes (vitamina E, resveratrol, curcumina, n-actetil cisteína, chá verde, selênio) e a gordura antiinflamatória ômega-6 (GLA ou ácido gama linoléico) podem ajudar a equilibrar os hormônios sexuais.
  • Exercício. Quando você se exercita, você tem menos TPM e outros problemas. Encontre algo que você adora fazer. Corrida, longas caminhadas, musculação, dança ou qualquer outra forma de movimento que você goste.
  • Reduza o estresse. O estresse crônico pode desencadear ou agravar desequilíbrios hormonais. A chave aqui é encontrar algo que funcione para você para reduzir o estresse. Isso pode incluir meditação, ioga, terapia ou encontrar uma saída criativa ou expressiva. O estresse crônico pode desencadear ou agravar desequilíbrios hormonais. A chave aqui é encontrar algo que funcione para você para reduzir o estresse. Isso pode incluir meditação, ioga, terapia ou encontrar uma saída criativa ou expressiva.
  • Durma bem. O sono insuficiente pode afetar adversamente a TPM, a menopausa e outras condições. Ter sete/oito horas de sono ininterrupto e todas as noites é uma das melhores coisas que voce pode fazer para equilibrar seus níveis hormonais.
  • Reduza ou elimine o álcool. O álcool, mesmo o vinho tinto – aumenta o estrogênio.

Apesar das desvantagens potenciais, há alguns casos em que a reposição hormonal e os medicamentos são úteis e até necessários para mulheres cujos sintomas são incontroláveis.

Ocasionalmente, apesar das terapias de estilo de vida – dieta, exercícios, redução do estresse, suplementação de nutrientes e ervas – a terapia hormonal pode ser sua saída. Apenas um médico com conhecimento e experiência em terapia hormonal bioidêntica deve prescrevê-los.

Recomendo que, se você for nessa direção, converse com um profissional experiente que possa discutir os prós e os contras da terapia hormonal para que você tome a decisão mais acertada.

Se voce está buscando esse equilíbrio, trabalhando com base no princípio da bio individualidade, estou aqui para apoiá-la a fazer mudanças positivas que são baseadas em suas necessidades únicas, estilo de vida, preferências e antecedentes.

Não é apenas a comida que comemos que afeta nossa saúde, mas todos os outros fatores presentes em nossa vida diária. Relacionamentos saudáveis, uma carreira gratificante, atividade física regular e uma consciência espiritual são formas essenciais de nutrição. 

Quer saber mais? Entre em contato e marque uma consulta, será um prazer te conhecer e ajudar nesse processo.

Espero que você encontre seu equilíbrio e caminho, escute seu corpo e respeite sua bio individualidade.

Até a próxima.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.