Como começar uma alimentação mais baseada em plantas?


Sempre recebo e-mails pedindo dicas e sugestões para aqueles que estão tentando adotar uma dieta mais baseada em plantas, pensei em compartilhar o que me ajudou nesse processo.

Espero que te ajude também!⁠

Reduza o consumo de proteína animal em favor de fontes de proteína vegetal.

Quinoa, soja, feijão preto, grão de bico, lentilha, ervilha, feijão, nozes e sementes são todos ótimas fontes de proteína.

Substitua a carne pelo feijão em um ensopado, o frango pelo grão de bico em uma salada e a carne pelas lentilhas em seu molho bolonhesa. ⁠As variações são infinitas, se você quiser se inspirar busque opções aqui no blog na área Receitas.

Coma mais fibras. A fibra é incrivelmente saudável e encontrada apenas em plantas.⠀


Ao comer mais alimentos vegetais inteiros cheios de fibras (que promovem a saciedade), você provavelmente consumirá menos calorias em comparação com uma dieta típica rica em produtos de origem animal e alimentos ultra processados ​​(bolos, biscoitos, biscoitos, farinha branca etc), te ajudando a alcançar um peso corporal saudável. ⠀

Adote uma refeição baseada em plantas todos os dias

Estabeleça metas possíveis e alcançáveis. Se você consome muitos produtos de origem animal, pode começar fazendo uma refeição somente baseada em vegetais será muito mais fácil.

Substitua o leite e iogurte de vaca por leites vegetais (soja, arroz, aveia, amêndoa, etc.)

A oferta de leites vegetais aumentou muitos nos últimos anos. Encontre um que você goste e de preferencia que não tenha adição de açúcar, são perfeitos para serem usados em smoothies, mingaus, pudim de chia e junto com o seu café.

Se você desejar pode fazer em casa seu próprio leite vegetal, aqui no blog tem uma receita de leite vegetal caseiro muito fácil de preparar.

Experimente um smoothie como opção de lanche ou pós-treino

Os smoothies, principalmente os verdes, me ajudam muito a melhorar minha saúde digestiva e a recuperar rapidamente minha energia.

Use frutas frescas ou congeladas (banana, laranja, frutas vermelhas, limão, manga e muitas outras), um pouco de leite vegetal (ou água de coco, suco de frutas), verduras cruas ou congeladas ( ervilhas, brócolis, couve-flor, aipo, pepino, espinafre, etc).

Adicione também especiarias (gengibre, canela, cardamomo) e ingredientes extras como pasta de amendoim (amêndoas), sementes de chia, aveia em flocos, linhaça moída, cacau em pó e muitas outras opções.

Inspire-se nas receitas de smoothies do blog, são deliciosas e muito nutritivas.

Comece devagar e tente perceber as mudanças em seu bem estar e digestão que estão ocorrendo.

Ainda tem muitas dúvidas? Precisa de apoio para passar por esse processo?

Lembre-se que cada um tem suas próprias necessidades, não existe uma receita de bolo, conte comigo para te apoiar nesse processo. Agende uma consulta comigo.

Até a próxima!

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.