Use outros ligantes além do ovo em suas receitas e varie seus ingredientes

Numa massa tradicional (massa para panquecas ou bolo, etc.), o ligante ou ‘cola’ que ajuda a manter o amido (farinha) e o líquido juntos é o ovo. Na culinária vegana, os ovos não são usados, então aqui está uma lista de diferentes ligantes e como eles funcionam.

Banana (purê)

Funciona bem em panquecas, adiciona uma doçura agradável e mantém a panqueca unida.

Certifique-se de que as bananas estão maduras e estão começando a desenvolver manchas marrons, pois isso significa que a banana está mais madura e mais doce, resultando em uma panqueca mais doce.

Mas se você não gosta do sabor de banana, é melhor evitar.

Uma proporção típica para uma receita básica de panqueca é ½ banana madura para 120g de farinha ou 1 xícara de farinha.

É uma excelente opção também no preparo de bolos e sobremesas.

Linhaça moída

A linhaça é uma semente pequena que é rica em proteínas e ácidos graxos.

Quando moído finamente e embebida em água, coagula e tem uma excelente qualidade de aglutinação.

Muitas vezes, pode ser comprado em lojas.

Caso contrário, a melhor maneira de moer a semente de linhaça é por meio de um liquidificador de alta velocidade ou um moedor de café (você terá que limpar bem se já foi usado para moer café).

Para substituir um ovo no cozimento, a proporção é normalmente de 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas para 3 colheres de sopa de água, misture e deixe de molho por 8 minutos até que comece a coagular e se tornar uma textura pegajosa.

Sempre guarde a semente de linhaça moída na geladeira e ela vai durar alguns meses na geladeira.

Como a linhaça tem muitas propriedades anti-inflamatórias, gosto de usar também a farinha de linhaça frequentemente em meu café da manhã.

Sugestão de receita

Bircher muesli
Esse muesli é muito saboroso, rico em fibras somente essa porção tem mais de um terço da ingestão de fibras indicada. Uma ajuda importante para o bom funcionamento do intestino, cheio de vitaminas e antioxidantes!
Check out this recipe

Sementes de chia

Moídas

Funções muito semelhantes às sementes de linhaça acima.

Siga a mesma proporção para substituir 1 ovo: 1 colher de sopa de sementes de chia moídas para 3 colheres de sopa de água, misture e deixe de molho por 5 minutos.

Inteiras

Têm uma fina parede para que você possa usá-la sem ter que triturá-las; no entanto, há uma compensação – significa que você terá pontinhos pretos em toda a mistura.

Mais uma vez, a proporção de 1 colher de sopa de sementes de chia por 3 colheres de sopa de água e deixar repousar por 8 minutos, se tornará pegajoso e terá uma função semelhante a 1 ovo em termos de liga.

A chia é uma mistura equilibrada de proteínas, carboidratos, boas gorduras e fibras. se você tem interesse em conhecer todos os benefícios que ela oferece, leia mais no artigo que do blog sobre a chia.


Outros agentes de liga menos comuns:

Manteigas de nozes / manteigas de sementes

Como nozes e sementes normalmente têm um maior teor de gordura em termos de alimentos integrais (muitas vezes o teor de gordura está em torno de 50%) e têm um alto teor de proteína, eles funcionam muito bem como aglutinantes e ajudam a manter uma mistura.

Alguns exemplos deliciosos e muito fáceis de usar são: manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, tahine ou manteiga de semente de girassol.

As manteigas de nozes são perfeitas para preparar bolos e barrinhas de proteína saudáveis e saborosas.

Sugestão de receita

Brownie de chocolate com banana e pasta de amendoim
Esse brownie além de muito saboroso é super fácil de fazer!
Check out this recipe

É uma opção interessante na mistura de panquecas, pois é uma fonte de gordura com origem de um alimento integral, em vez de uma fonte de gordura refinada, como óleo de coco.

Ao fazer panquecas, use 1-3 colheres de sopa por 120g de farinha / 1 xícara para adicionar mais riqueza, ligação e tons de nozes / sementes.

Abóbora cozida, batata, batata-doce

Quer ajudar a controlar sua compulsão por doces?

Aproveite esta opção que além de deliciosa tem muitas qualidades nutritivas.

Se você tiver sobras e quiser usar um pouco de abóbora que sobrou do almoço em uma massa de panqueca é super fácil.

Basta adicionar 3 colheres de sopa de abóbora cozida / batata doce / batata como ligante à mesma receita base de 120g de farinha / 1 xícara.

Também podem ser usadas ​​em massas de bolo, aqui no Blog tem outras receitas utilizando a batata-doce e a abóbora cozida em preparo de bolos que ficam deliciosos.

Sugestão de receita

Delicioso bolo de abóbora com chocolate
Além de delicioso, esse bolo é muito fofo, a abóbora junto com as especiarias e o chocolate fazem dele uma excelente opção de lanche ou café da manhã.
Check out this recipe
Bolo de abóbora com chocolate

Nunca é tarde para recomeçar!

E você não precisa fazer isso sozinha!

Um Health Coach é alguém que, dependendo das características e necessidades individuais de cada paciente / cliente, o orienta a introduzir gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde, alimentação e bem-estar.

Se você deseja: melhorar sua saúde, perder peso para ter uma aparência e se sentir muito melhor, tem problemas de saúde ligados ao sedentarismo e má alimentação ou quer cuidar melhor da saúde de sua família, saiba que o coaching é perfeito para você.

Agende uma avaliação gratuita de 30 minutos

Acrescente informações que acredite possam ser relevantes para a sessão inicial.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.