Alimentação Equilibrada

Ao invés de ficar buscando dietas momentâneas para fazer limpezas ou tentar salvar os excessos alimentares, pratique uma alimentação equilibarada na maior parte do tempo.

Os alimentos contêm quase todos os ingredientes de que nosso corpo precisa para eliminar os resíduos.

Muita água ajuda a remover os resíduos pelos rins e intestinos.

A fibra é essencial para ajudar os resíduos a chegarem rapidamente ao cólon.

Nosso fígado, entretanto, precisa de ajuda.⁣ O fígado tem muitas vias para remover toxinas do corpo, mas cada uma dessas vias precisa de suporte – suporte fornecido por fitonutrientes e nutrientes em nossa dieta. ⁣

O grupo de alimentos que melhor estimula essas vias é a família dos vegetais crucíferos (brócolis, couve, repolho, couve de Bruxelas) que contém compostos com enxofre que aumentam a produção de glutationa, o antioxidante mestre do corpo.

O alho e a cebola também fornecem o enxofre necessário para a desintoxicação.

Os aminoácidos adequados da proteína também são essenciais para alimentar essas vias.

O chá verde é um super desintoxicante. O chá verde quelata (liga) metais pesados. ⁣

O fígado também precisa de níveis adequados de B1, B2, B3, B6, B12 e folato, manganês, magnésio, zinco e selênio para facilitar todas as reações químicas necessárias para a desintoxicação.

Prebiotic foods including cabbage, leek, apples, nuts and pulses, healthy for the gut and immunity

Onde você pode encontrar essas vitaminas e minerais?

Em proteínas de alta qualidade, frutos do mar, nozes, sementes e vegetais verdes.

O fígado também precisa de uma rica variedade de fitoquímicos, incluindo flavonóides e compostos encontrados em ervas e especiarias. ⁣

A curcumina, encontrada no açafrão-da-índia, é um superalimento que não apenas reduz a inflamação e o estresse oxidativo, mas também ajuda na desintoxicação.

Alecrim, gengibre, coentro, folhas de dente-de-leão, salsa, casca de limão, agrião e alcachofra também são alimentos desintoxicantes poderosos para adicionar regularmente à sua dieta.

Mude sua maneira de pensar e lidar com a comida. Seja consciente do que faz bem ao seu corpo e privilegie mais esses alimentos!

Receitas para te inspirar…

Salada de salmão com vagem, laranja e avelãs.
Essa salada além de deliciosa, tem várias propriedades anti-inflamatórias. Super rica em vitaminas B, C, D, ômega 3 , triptofano e muitas outras.
Check out this recipe
Couve-flor e brócolis gratinados
Check out this recipe
Ensopado dourado
A combinação da cúrcuma com a couve-flor é uma da minhas preferidas. Quando adicionamos o fresco do limão e o calor do gengibre, esse prato se transforma em um dos pratos estrelas aqui de casa. Delicioso!
Check out this recipe

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.