Alimentos para uma pele saudável

Provavelmente você já ouviu a famosa frase de Hipócrates,  ‘Deixe a comida ser o seu alimento e o alimento, o seu remédio‘. Uma máxima que inspira a prática de uma alimentação saudável e equilibrada.

Se nós somos o que comemos, a comida que comemos diz muito sobre nós e afeta nossa saúde e nosso humor.

Muitos são os fatores que contribuem para a perda de elasticidade da pele. Não me refiro somente à idade, mas também aos fatores ambientais, uma alimentação inadequada e uma vida sedentária.

Felizmente, podemos retardar esse processo e, desta vez, quero te comentar sobre os melhores alimentos para a elasticidade da pele.

Se você já foi à farmácia em busca de um creme milagroso que melhore a flacidez ou impeça o aparecimento de rugas, deixe-me informá-la que primeiro você deve verificar sua geladeira.

A restauração da pele deve vir primeiro de dentro. E isso se traduz em uma dieta saudável!

Alimentos para melhorar a elasticidade da pele

  • Ovos

O consumo de ovos regularmente é muito interessante, são ricos em vitamina A, que ajuda na cicatrização e tem uma função protetora da pele.

Essa vitamina também é encontrada em verduras ricas em betacarotenos, como a laranja, abóbora, batata-doce, a cenoura e o espinafre.

Além disso o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais. A proteína é fundamental para ganhar massa magra e o ovo contém leucina, importante nesse processo.

  • Frutas e verduras ricas em vitamina C

Frutas ricas em vitamina C também devem estar em seu planejamento alimentar.

Laranja, tangerina, manga, limão e abacaxi são alternativas deliciosas para prevenir as rugas.

O kiwi tem quase o dobro da quantidade de vitamina C por 100g em comparação com a laranja.

Os morangos e pimentões também são ricos em Vitamina C, que está envolvida na síntese de colágeno e luta contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Consumir as porções adequadas e recomendadas de frutas e vegetais (cerca de 4 ou 5 por dia), tem um impacto positivo direto na pele.

  • Boas fontes de gordura

Os alimentos ricos em ômega 3 são extremamente benéficos não só para a saúde geral, mas também para a prevenção das rugas causadas pela exposição ao sol.

O ômega 3 ajuda a proteger a membrana adiposa, o que aumenta consideravelmente a firmeza e a elasticidade, reduzindo as rugas.

Salmão, abacate, azeite de oliva extra virgem, óleos vegetais e nozes são alternativas deliciosas e excelentes fontes de gordura.

Esse alimentos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de propriedades regenerativas e hidratantes para a pele.

  • Chá verde

Esse tipo de chá contém polifenol, que ajuda o corpo a se desintoxicar e protege a pele dos raios ultravioleta. Além disso, beber duas ou três xícaras por dia pode ajudar a melhorar a elasticidade e a hidratação da pele.

  • Sementes de abóbora e linhaça

As sementes de abóbora e linhaça, junto com as ostras, castanhas, o amendoim, o feijão e o chocolate amargo são excelentes fontes de zinco.

O zinco é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência desse nutriente no corpo humano acomete um terço da população mundial.

Com isso, ela pode acarretar alguns problemas de saúde, como imunidade baixa, unhas e cabelos fracos, aparecimento de infecções, falta de apetite, dificuldade de cicatrização etc.

Além de atuar diretamente nos sistemas nervoso e imunológico, podendo ajudar na proteção do organismo contra doenças e agentes externos, o zinco também tem como função auxiliar a melhora de energia, cansaço e memória, a retardar o envelhecimento, a regular a produção de proteínas e hormônios, entre outras.

Sua pele cuidada de maneira holística

De uma forma geral, é importante reforçar que uma pele mais jovem será devido à redução do consumo de açúcar, ao aumento do consumo de água, a uma dieta rica em vegetais e frutas, consumo de carboidratos de qualidade, um treino saudável e como você gerencia seu estresse.

Parece difícil?

Se você começar devagar, fazendo pequenas mudanças para que esses novos hábitos se estabeleçam, verá que é mais fácil do que imaginava.

Qualquer coisa que faça bem a sua pele fará bem à sua saúde e ao seu humor!

Receitas deliciosas que te ajudam também a combater a flacidez

Smoothie Solar
O smoothie solar está repleto de ingredientes anti-inflamatórios e que te auxiliam a digestão. Um chute de energia e bons alimentos em nosso corpo.
Check out this recipe
Salada de abacate com ovos
Essa salada é muito fácil de preparar, com poucos ingredientes você tem um prato leve e super saboroso.
Check out this recipe
Salada de salmão com vagem, laranja e avelãs.
Essa salada além de deliciosa, tem várias propriedades anti-inflamatórias. Super rica em vitaminas B, C, D, ômega 3 , triptofano e muitas outras.
Check out this recipe

Nunca é tarde para recomeçar!

E você não precisa fazer isso sozinha!

Um Health Coach é alguém que, dependendo das características e necessidades individuais de cada paciente / cliente, o orienta a introduzir gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde, alimentação e bem-estar.

Se você deseja: melhorar sua saúde, perder peso para ter uma aparência e se sentir muito melhor, tem problemas de saúde ligados ao sedentarismo e má alimentação ou quer cuidar melhor da saúde de sua família, saiba que o coaching é perfeito para você.

Agende uma avaliação gratuita de 30 minutos

Acrescente informações que acredite possam ser relevantes para a sessão inicial.

Deixe seus comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.